Novidades

 25/10/2016
Atualização das informações de referência para o grupo Mamíferos. Inclusão das espécies Monodelphis pinocchio, Leontocebus cruzlimai, Callicebus miltoni, Pithecia cazuzai, Pithecia chrysocephala, Pithecia hirsuta, Pithecia inusta, Pithecia mittermeieri, Pithecia pissinattii, Pithecia rylandsi, Pithecia vanzolinii, Calomys mattevii, Eumops chimaera. Atualização dos status de ameaça avaliados pela IUCN conforme versão 2016.1 da Lista Vermelha.

 12/10/2016
Visualização dos status de ameaça na comparação e unificação de listas. Usuários que contratam o Plano Táxeus+ passam a ter acesso aos status de ameaça IUCN e MMA nas listas resultantes da comparação e unificação de outras listas.

08/02/2016
Atualização das listas de aves para que fiquem em conformidade com a 12ª versão da Lista das Aves do Brasil, publicada pelo CBRO. Todas as listas de aves cadastradas no site estão atualizadas em relação à nomenclatura e ordenação taxonômica.

09/10/2015
Inclusão de campos nos Dados Gerais das listas. Campos para informação da origem dos dados, método e esforço para obtenção dos mesmos.

12/08/2015
Lançamento do Plano Táxeus+. Esse plano de acesso tem por objetivo disponibilizar mais funcionalidades aos contratantes, mediante uma pequena colaboração financeira. Inicialmente quem contratar o plano terá acesso aos status de ameaça de aves e mamíferos avaliados pelo Ministério do Meio Ambiente (versão 2014) e continuará com acesso ilimitado à gestão de listas privadas. Novas funcionalidades estarão disponíveis em breve. Mais informações em taxeus.com.br/planosusuarios .

31/07/2015
Atualizados os Estados de Conservação das Aves - IUCN 2015.2. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2015.2. A informação está disponível para todas as listas de aves.

18/08/2014
Novas espécies de mamíferos incluídas na base de referência. As espécies Callicebus vieirai (guigó, sauá) e Inia araguaiaensis (boto-do-araguaia), descritas recentemente, foram incluídas na base de referência e já podem ser incluídas nas listas do grupo.

12/08/2014
Atualizados os Estados de Conservação das Aves - IUCN 2014.2. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2014.2. A informação está disponível para todas as listas de aves.

23/06/2014
Atualizados os Estados de Conservação dos Mamíferos - IUCN 2014.1. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2014.1. A informação está disponível para todas as listas de mamíferos.

15/06/2014
Novas espécies de mamíferos incluídas na base de referência. 11 espécies de mamíferos descritas ou validadas recentemente foram incluídas na base de referência e já podem ser incluídas nas listas do grupo: Tapirus kabomani (anta-preta-pequena) - Leopardus guttulus - Coendou speratus (coandu-mirim) - Coendou baturitensis (porco-espinho-de-baturité) - Monodelphis arlindoi - Monodelphis touan - Dasyprocta iacki (cutia-da-garupa-vermelha) - Molossus aztecus - Dryadonycteris capixaba - Lonchophylla peracchii - Calassomys apicalis (rato-do-rabo-branco). Além das inclusões, foi também atualizada a nomenclatura científica da espécie Natalus macrourus, tratada até então como Natalus espiritosantensis.

01/06/2014
Atualizados os Estados de Conservação das Aves - IUCN 2013.2. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2013.2. A informação está disponível para todas as listas de aves.

24/03/2014
Mais opções de filtro para pesquisa de dados. As pesquisas de listas e de registros da Táxeus receberam novas opções de filtro: incluídas opções para combinação de palavras-chave na pesquisa de listas e filtro por família nas pesquisas de listas e de registros. Melhorias para facilitar a localização de informações em uma base de dados que está mais abrangente a cada dia. Confira nas telas Pesquisa de listas e Pesquisa de registros .

24/02/2014
Página de consolidação de dados por bioma. Disponível uma nova página, que apresenta dados consolidados por bioma. Constam nessa página estatísticas geradas a partir das listas cadastradas, contabilizadas por grupos, e listas geradas automaticamente a partir dos dados cadastrados no sistema. Acesse a página a partir da opção "Dados consolidados - por Bioma", disponível no menu superior do site.

29/01/2014
Atualização das listas de aves para que fiquem em conformidade com a 11ª versão da Lista das Aves do Brasil, publicada pelo CBRO. Todas as listas de aves cadastradas no site estão atualizadas em relação à nomenclatura e ordenação taxonômica.

09/01/2014
Exportação de dados para publicação na Check List. A Táxeus e a Check List firmaram parceria no início de 2014. Os autores de artigos publicados, que também estiverem cadastrados na Táxeus, contam agora com uma facilidade para gerar automaticamente o arquivo taxaList, obrigatório para quem publica artigos no periódico. Basta cadastrar as listas na Táxeus e exportar o arquivo a partir da tela Exportação dos dados das listas . Simples e fácil!

06/01/2014
Melhorias na tela "Cadastro de lista [Dados gerais]". A nova versão permite que os usuários tenham maior controle sobre as atualizações dos dados. A partir dessa versão o campo "Autores - em formato para citação" passa a constar nessa tela, e não na "Cadastro de lista [Bibliografia]", como era até então. O sistema passa salvar os dados e registrar histórico da alteração apenas se o usário clicar no botão "Salvar", localizado na parte inferior da tela.

25/11/2013
Inclusão das espécies Scinax tripui, Scinax imbegue e Scinax tymbamirim na base de referência de anfíbios. Essas espécies ainda não constam na lista dos anfíbios brasileiros divulgada pela Sociedade Brasileira de Herpetologia. Visite as páginas das mesmas na Táxeus e saiba mais informações: Scinax imbegue - Scinax tripui - Scinax tymbamirim.

24/07/2013
Listas de anfíbios. A Táxeus amplia cada vez mais sua base de dados! A partir de julho de 2013 a plataforma passou a aceitar também o cadastramento de listas da herpetofauna, começando pelos anfíbios. Clique aqui para saber mais .

18/04/2013
Inclusão de campos para informar os métodos utilizados para registro das espécies que constam nas listas. Foram incluídos campos nas telas de detalhamento dos registros, através dos quais os responsáveis pelo cadastramento de listas poderão informar se cada registro informado foi realizado de forma auditiva, através de fotografia, gravação sonora, pegada ou visualização. Os dados cadastrados serão exibidos na visualização da lista, na página "Mapa e registros".

18/03/2013
Melhorias na tela de visualização de sazonalidades das listas. Foram incluídos dois novos campos na tela: um que permite agrupar os registros por um dia, mês ou ano específico; e outro que, após a lista das espécies, apresenta estatísticas de acordo com a opção de agrupamento selecionada. Clique aqui e veja um exemplo !

27/01/2013
Mapa e filtragem de registros por espécie. Incluída no site uma nova página, que permite filtragem e visualização de registros por espécie. Os filtros aceitam combinações de UF, município e meses nos quais os registros foram realizados. Essa nova opção de filtragem permite inclusive a visualização de ocorrências das espécies migratórias, de acordo com o período em que realizam as migrações. Essa página é acessível a partir da página de "Distribuição e classificação" de cada espécie, onde foi criado um novo link, "Registros", na parte superior. Confira exemplos para a espécie Tyrannus savana, de fevereiro a julho e de agosto a janeiro .

15/01/2013
Novo padrão de URLs para acesso às informações das listas. As URLs (endereços) para acesso às listas passam a ter um novo padrão. O objetivo é melhorar o resultado nos mecanismos de busca na internet (como Google, Yahoo e Bing), fazendo com que as listas cadastradas na Táxeus sejam encontradas com maior facilidade. Os endereços no formato anterior continuam funcionando, porém recomendamos a substituição pelo novo formato.

09/01/2013
Integração com a API 3.10 do Google Maps. Os mapas disponíveis no site passam a ser tratados pela API 3.10 do Google Maps, mais rápida e com mais recursos disponíveis.

01/01/2013
Inclusão de espécies não identificadas nas listas. É possível incluir nas listas espécies cuja identificação tenha sido imprecisa, informando o gênero, índice de imprecisão (aff., cf., sp. ou spp.) e a possível espécie quando for aff. ou cf.

19/10/2012
Página de "Distribuição e classificação" das espécies, com dados consolidados por espécie. Disponível uma nova página, que apresenta dados consolidados por espécie. Constam nessa página mapa de distribuição gerado a partir das listas públicas, caixa de classificação científica e tabelas com as listas e registros mais recentes cadastrados no sistema, para cada espécie. Acesse a página a partir da opção "Dados consolidados - por Espécie", disponível no menu superior do site.

03/09/2012
Atualizados os Estados de Conservação das Aves - IUCN 2012.1. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2012.1. A informação está disponível para todas as listas de aves.

01/09/2012
Página de consolidação de dados por município. Disponível uma nova página, que apresenta dados consolidados por município. Constam nessa página estatísticas geradas a partir das listas cadastradas, contabilizadas por grupos, e listas geradas automaticamente a partir dos dados cadastrados no sistema. Acesse a página a partir da opção "Dados consolidados - por Município", disponível no menu superior do site.

09/08/2012
Inclusão dos Estados de Conservação dos Mamíferos - IUCN 2012.1. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2012.1. A informação está disponível para todas as listas de mamíferos.

10/06/2012
"Município" nos dados gerais das listas. Incluído um novo campo na página "Dados gerais" do cadastro de lista. Esse campo deve ser informado para listas cujas espécies tenham sido registradas em apenas uma cidade e elimina a necessidade de cadastrar registros que tenham como intuito apenas registrar a ocorrência das espécies na cidade.

07/06/2012
Histórico de manutenção das listas. O histórico com informações sobre as últimas manutenções realizadas pode ser acessado a partir de todas as páginas de visualização de dados das listas. O link para o histórico está disponível no rodapé das páginas "Espécies", "Ordem taxonômica", "Mais informações", "Mapa e registros" e "Sazonalidades".

14/05/2012
Lista completa de mamíferos. Em abril de 2012 foi publicada a 2a. edição da Lista Anotada dos Mamíferos do Brasil, que enumera as 701 espécies de todas as ordens de mamíferos que ocorrem no país. A Táxeus passa a partir de agora a utilizar essa publicação como base para todas as listas de mamíferos cadastradas no site.

01/05/2012
Pesquisa de registros. Está disponível uma nova página no site, que permite a localização de registros a partir de critérios definidos pelos usuários. Visite a página e veja como ficou fácil localizar registros ! O acesso pode também ser feito pelo link "Pesquisar registros", disponível no cabeçalho de todas as páginas.

09/04/2012
Inclusão dos Estados de Conservação das Aves - IUCN 2011.2. É possível visualizar os Estados de Conservação das espécies que constam nas listas, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, versão 2011.2. A informação está disponível para todas as listas de aves.

26/03/2012
Listas de mamíferos. A Táxeus continua batendo asas, agora com os morcegos! A partir de março de 2012 a plataforma passou a aceitar também o cadastramento de listas de mamíferos, começando pelos morcegos.

05/03/2012
Opção "Mantenha-me conectado". Disponível na tela de login, permite que a Táxeus recupere automaticamente o login do usuário sempre ele retorna ao site. Clique aqui para saber mais .

28/02/2012
Resumo de visualizações das listas. A partir desse mês começaram a ser coletadas e organizadas pelo site informações sobre as visualizações das listas. Um resumo sobre a quantidade de visualizações está disponível para os usuários através do Painel de controle, na seção "Estatísticas".

17/02/2012
Nova página inicial no site, na qual constam separadas as informações das últimas listas cadastradas e últimas listas atualizadas . Essa nova página contém também uma chamada para a tela de apresentação da Lista ilustrada , um serviço exclusivo da Táxeus feito sob medida para os destinos ornitológicos brasileiros. Por fim, foi incluído um painel com alguns números do site, para conhecimento do público.

14/02/2012
Ferramentas para comparação e unificação de listas. Com essas novas ferramentas é possível (1) visualizar, dentro de um conjunto de listas, quais espécies são comuns entre todas elas; (2) visualizar quais espécies são exclusivas de cada uma; (3) gerar uma lista única que contém somente as espécies exclusivas de cada lista; (4) gerar uma lista única que contém todas as espécies do conjunto. Clique aqui para saber mais .

04/12/2011
Compartilhamento de listas. Os reponsáveis pelo cadastramento das listas agora podem compartilhá-las com outros usuários da Táxeus. Ao compartilhar uma lista informa-se além do usuário com o qual ela será compartilhada, a permissão de acesso que ele terá sobre ela: manutenção ou apenas visualização. A opção para compartilhar listas pode ser acessada através do Painel de controle.

30/10/2011
Melhorias de performance. As telas utilizadas no cadastramento e visualização das listas foram reprogramadas. Os aspectos visuais não foram alterados, mas a nova marcação HTML permite ganho de performance de até 40% para algumas dessas páginas. Elas ficaram mais leves, logo serão carregadas mais rapidamente.

20/10/2011
Melhorias nas telas de detalhamento de registros. As telas utilizadas para detalhamento dos registros estão de cara nova, com mais facilidades para quem precisa gerenciar as informações cadastradas nessa importante funcionalidade.

02/10/2011
Download das listas com sazonalidades em XLS. Disponibilizado o download de arquivo XLS a partir da página de visualização de sazonalidades das listas. Funcionalidade disponível apenas para usuários logados.

25/09/2011
Opção de filtro de listas por usuário. Colocado o campo "Cadastradas por:" no filtro para pesquisa de listas. Esse campo permite a localização de listas cadastradas por determinado usuário sem a necessidade de visualizar seu respectivo perfil. Acrescentada também a opção "[minhas listas]", disponível para que os usuários logados possam realizar pesquisas considerando apenas suas próprias listas. Confira: taxeus.com.br/pesquisalistas .

23/09/2011
Página de "Informações". A equipe responsável pelo site conta a partir dessa data com mais uma forma de comunicação com os usuários. Essa página será ponto de partida e servirá como um índice para diversos assuntos de interesse dos usuários. Conheça: taxeus.com.br/informacoes/indice .

21/08/2011
Visualização de sazonalidades das espécies das listas. Na tela de visualização de lista foi incluído o link "Sazonalidades" e a partir dele será possível visualizar as sazonalidades, agrupando os registros das espécies por dia, mês e ano. Importante: só será possível visualizar sazonalidades de espécies cujos registros estejam detalhados no cadastro da lista.

04/08/2011
Trocas de mensagens entre usuários. Foi implantada a funcionalidade que permite a troca de mensagens entre os usuários cadastrados. Para enviar uma mensagem a outro usuário é preciso estar logado no site. Basta visualizar a página de perfil do usuário para o qual e mensagem será enviada e clicar no link "Enviar mensagem".

04/08/2011
Painel de controle. Os usuários da Táxeus ganham uma nova tela, que contempla várias das funcionalidades disponíveis no site. A partir do Painel de controle é possível alterar dados cadastrais, verificar caixas de mensagens e gerenciar listas cadastradas. Novas funcionalidades estarão disponíveis em breve a partir dessa tela.

11/07/2011
Referências bibliográficas para as listas. Essa nova funcionalidade será útil para usuários que desejam cadastrar listas elaboradas por outros autores, dando a eles os devidos créditos pela publicação. Além da referência textual, será possível cadastrar um endereço eletrônico para acesso à publicação que deu origem à lista, caso ela esteja disponível na internet. Na tela de visualização da lista, a referência bibliográfica estará acessível na seção "Mais informações".

02/07/2011
Possibilidade de pesquisar listas pela UF e/ou Município onde as espécies tenham sido registradas. Os valores dos campos UF e Município serão considerados para listas que tiverem essas informações cadastradas nos dados gerais ou através de detalhamentos dos registros das espécies. Pesquisa disponível na página taxeus.com.br/pesquisalistas .

08/06/2011
Exibição dos municípios onde ocorrem as espécies, na tela de visualização de listas: o sistema gera um campo com os nomes e UFs de todos os municípios referenciados nos detalhamentos dos registros das espécies.

05/06/2011
Detalhamento dos registros. Essa funcionalidade contribuirá para aumentar a confiabilidade das listas e possibilitará a extração de informações mais precisas no futuro. Além das espécies das listas, os responsáveis pelo cadastramento poderão também informar os seguintes dados a respeito dos registros: data, UF/Município, local, coordenadas geográficas e observações adicionais. O site já está integrado com o Google Maps e é possível visualizar em um mapa os locais onde os registros foram realizados. O acesso aos mapas de visualização dos registros será restrito a usuários cadastrados no site.

16/05/2011
O arquivo XLS baixado a partir da página de visualização da lista apresenta duas planilhas: uma, condensada, com os nomes dos táxons apresentados em uma só coluna; outra, expandida, com os nomes dos táxons separados em colunas, de acordo com o nível de classificação.

09/05/2011
A visualização, donwloads e versão para impressão das listas apresentam os nomes em Inglês das espécies, além dos nomes comuns em Português.

05/05/2011
É possível visualizar as espécies da lista por ordem alfabética, ordenando tanto pelo nome científico quanto pelo nome comum.
A tela de visualização de lista conta com o novo link "Mais informações...", que exibe detalhes sobre as espécies e suas famílias.

03/05/2011
O cadastro das espécies de uma lista pode ser feito por importação de arquivos nos formatos XLS e XLSX, reduzindo ainda mais a necessidade de digitação de nomes.
A lista de espécies registradas por usuário pode ser impressa e exportada em PDF ou XLS.

26/04/2011
A tela de visualização de lista está com novas funcionalidades: download em PDF, XLS e versão para impressão.