O que é a Táxeus?

Táxeus é uma ferramenta de ciência cidadã, colaborativa e online, que promove conhecimento da biodiversidade brasileira. Consite em uma plataforma inovadora que foi criada para suprir uma importante lacuna no campo dos estudos ecológicos: o gerenciamento de listas de espécies. Permite a leigos e especialistas cadastrar, manter e localizar listas, de forma prática e rápida.

A partir dos dados cadastrados pelos usuários, o sistema consolida e disponibiliza para consulta pública diversas informações, tais como: mapas de distribuição de aves, mamíferos e anfíbios em território brasileiro; mapas de registros de espécies filtrados por UF, município e meses do ano; listas de espécies por município; listas de espécies e mapas de cobertura dos biomas brasileiros.

Seu nome foi definido a partir da composição dos termos "Táxon" (unidade taxonômica associada a um sistema de classificação de espécies) e "Linnaeus" (naturalista sueco considerado o pai da taxonomia moderna).

Trata-se de um projeto voluntário e não é vinculado a nenhuma instituição de ensino ou pesquisa. Tem sua equipe formada por Ricardo Mendes, analista de sistemas/observador de aves, Gustavo Pedersoli, biólogo/ornitólogo, e Rubem Dornas, biólogo/mastozoólogo. O desenvolvimento e manutenção do site e aplicativos móveis, assim como atualização e inclusão de novas informações na base de dados, são realizados pela própria equipe. Contamos também com ajuda de parceiros e usuários, que ao longo do tempo têm contribuído com conhecimento e conteúdo, críticas e sugestões.

O projeto tem os seguintes objetivos: (1) contribuir para o conhecimento das espécies brasileiras, permitindo a troca de informações entre profissionais ligados à biologia, pesquisadores, estudantes e demais interessados; (2) automatizar atividades em projetos de consultoria e gestão ambiental, no que diz respeito à manutenção, interpretação e extração de dados organizados a partir de listas de espécies; (3) fomentar o turismo de observação de aves, permitindo que os praticantes dessa atividade tenham informações detalhadas e atualizadas sobre as espécies que podem encontrar nos locais que visitam.

Teve seu foco inicial no grupo das aves e durante o ano de 2011 a plataforma permitia o cadastramento de listas de espécies desse grupo. Em março de 2012 passou a aceitar também listas de mamíferos, começando pelos morcegos e passando a contemplar todas as ordens da classe Mammalia a partir de maio. Os anfíbios foram incluídos em julho de 2013.

A utilização do site, tanto para cadastro quanto para consulta de informações, é gratuita. No entanto, estão sendo desenvolvidos alguns serviços comerciais cuja renda será utilizada para manutenção e evolução da plataforma. Esse serviços são destinados a segmentos específicos e ampliam possibilidades em relação ao uso gratuito. Conheça os Planos de acesso para usuários e a Lista ilustrada .

Cadastre e mantenha sempre atualizadas suas listas de espécies. Faça uma relação de todos os seus registros (life list). Crie listas de seu jardim, sua casa, rua, bairro ou cidade. Faça a relação de espécies de uma área estudada. Verifique espécies registradas pelos demais usuários e busque listas de diversas localidades. Faça isso e muito mais com a plataforma Táxeus.

Modificado pela última vez em 23/03/2017.